Você já deve ter escutado várias pessoas da área Fitness usarem o termo “Eat Clean”, que em português quer dizer “Comer Limpo”. Mas você sabe o que isso realmente quer dizer? Hoje o meu post é para explicar o significado de “Eat Clean”  e aproveitar para deixar uma receitinha CLEAN para vocês!

Comer limpo quer dizer comer o mais natural possível. Os alimentos CLEAN são aqueles que não foram adicionados nenhum tipo de produtos químicos ou conservantes e que não passaram por qualquer tipo de processo artificial (produtos processados). São fontes de alimentos ricos em carboidratos complexos, fibras, proteína magra e gorduras boas.

A dieta alimentar limpa não é uma dieta, mas sim um estilo de vida que abastece o corpo humano com a comida natural e saudável. Eu sempre digo que se uma pessoa não consegue pronunciar qualquer um dos ingredientes do produto, não deve ser comido.
 photo sv-2.jpg
Alguns exemplos de carboidratos “limpos”: aveia, quinoa, batata-doce, arroz integral, feijão, lentilha, grão de bico, mandioca (aipim), vegetais e frutas com baixo índice-glicêmico.

Alguns exemplos de proteínas magras e “limpas”: peixes em geral (tilápia, salmão, atum, linguado), clara de ovo, peito de peru, peito de frango, carnes magras como a alcatra, flé mignon e maminha.

Alguns exemplos de gorduras boas: abacate, semente de linhaça e girassol, amêndoas, castanhas de cajú e do pará, amendoin, óleo de coco, óleo de oliva.
 photo sv1-3.jpg

SANDUÍCHE DE TILÁPIA COM ABACATE
Ingredientes: 2 filés de tilápia (140g cada), 1 abacate grande, 1/4 de xícara de cenoura ralada ou picada, 1/4 de xícara de cebola roxa picada, sal marinho e pimenta a gosto, alface, tomate, 2 fatias de pão integral.

Instruções: 1. Em uma tigela grande, amasse o abacate com um garfo até ficar uma mistura homogênea (se preferir, deixe pedaços de abacate) .  2. Desfie a tilápia (assada ou grelhada) e misture com o abacate.  3. Adicione a cenoura, cebola, sal e pimenta.  4.  Com uma colher, coloque metade da mistura em cada fatia de pão integral, adicione alface e uma fatia de tomate fazendo 2 sanduíches.
 photo postreino.jpg

Nutrientes por Porção (rendimento: 2 porções): 410 calorias, 17g de gorduras, 0g de gordura trans, 24g de carboidratos, 10g de fibras, 42g de proteína, 4mg de ferro.

Esse sanduíche é uma ótima opção para o seu pós-treino! Faça as mudanças necessárias no seu estilo de vida e comece a “Comer Limpo” hoje mesmo. A sua saúde agradece!

Beijinhos & Bom Treino [love]

Foto de Assinatura do SV