29 de agosto de 2017

UMA AVENTURA EM BONITO

UMA AVENTURA EM BONITO camila coelho blog9

E bota “aventura” nisso. Essa é uma viagem às entranhas da terra. Bonito é uma pequena cidade no interior do Mato Grosso do Sul de belezas naturais nada óbvias. Chegar aos seus tesouros escondidos debaixo da terra ou da água é para os fortes e destemidos. Para visitar suas grutas, cavernas, cachoeiras e nascentes de água subterrânea é preciso encarar boas caminhadas, rapel ou mesmo fazer um mergulho sujeito a dar de cara com um simpático jacaré ou com uma inofensiva sucuri. Vai encarar? Pois eu encarei e encaro novamente. Afinal, o equilíbrio ecológico ainda é perfeito na região e mesmo com uma fauna relativamente assustadora, não há registro de nenhum problema. Simples assim!

O turismo na região é bem recente. Sabe como começou? Caminhando por uma propriedade rural, um capataz viu um buraco no chão que refletia algo estranho. Ao se aproximar descobriu o Abismo Anhumas, a atração mais radical de Bonito. A partir de então, outras fazendas ao redor, que também tinham algo de especial, começaram a se organizar para receber visitantes. E eles se organizaram de um jeito muito legal. Apesar de pequena, a cidade tem aeroporto, é segura, limpa, cheia de restaurantes gostosos e de pessoas receptivas. Tudo funciona super bem. Em cada visita você recebe todas as roupas e equipamentos que vai precisar. Não tem que se preocupar com nada.

UMA AVENTURA EM BONITO camila coelho blog9

UMA AVENTURA EM BONITO camila coelho blog9

UMA AVENTURA EM BONITO camila coelho blog9

Planejar antecipadamente é preciso. Todos os passeios são distantes do centro, onde ficam os hotéis e as agências de turismo local (que controlam tudo com muito respeito ao meio ambiente). É essencial entrar em contato com uma dessas agências para comprar os passeios que você quer fazer. Alguns são bem concorridos, como o rapel no Abismo Anhumas, que recebe pouquíssimos visitantes por dia. Eu fiz tudo com a Ygarapé Tour e fiquei muito satisfeita. Contratei um carro com motorista e fiz uma agenda para 5 dias.

Comecei pelo Abismo Anhumas que era a aventura mais radical. A caverna fica a 24 quilômetros de Bonito. O acesso é bem complicado. Só de rapel. Não tem outro jeito. A descida de 72 metros é fácil, leva cinco minutos. Subir é que são elas… Leva entre 30 minutos e uma hora dependendo do preparo físico de cada um. Mesmo fazendo um treinamento num paredão, antes da descida real, na hora dá um medo danado. Conforme você vai descendo o queixo vai caindo. Que lugar! Lá no fundo tem um lago azul, cristalino, inacreditável, com uma profundidade de 80 metros, repleto de estalagmites de calcário. A água é bem fria. Para explorar o lago são oferecidas roupas de borracha bem resistentes. Dá para fazer um mergulho de snorkel e colete de flutuação seguido de passeio de barco pela caverna ou mergulho de profundidade com tubo (é preciso apresentar sua carteira de mergulho). Programe um dia inteiro para esse rapel. Se quiser fazer um rapel mais fácil vá até a Boca da Onça.

Outro passeio concorrido é a Gruta Azul. No entanto, esse não é tão radical. Depois de uma caminhada de uns 300 metros por terreno irregular você chega na gruta repleta de estalactites e desce uma escadaria de 294 degraus escorregadios. A cor do lago é uma loucura. Não dá para acreditar que aquela água não tenha corante. Um azul profundo, cintilante, lindo! Também vale conhecer a Gruta de São Miguel.

Outro passeio de dia inteiro legal é a Estância Mimosa, a 24 quilômetros de Bonito. Você vai caminhar mais de quatro quilômetros e passar por 8 cachoeiras lindas. Na chegada vale alugar uma botinha de borracha para entrar com tranquilidade nas cachoeiras e piscinas naturais, que têm pedras e limo no fundo. Depois da caminhada vale almoçar na propriedade. Comida caseira feita em fogão a lenha, deliciosa. É um programa imperdível!

UMA AVENTURA EM BONITO camila coelho blog9

UMA AVENTURA EM BONITO camila coelho blog9

UMA AVENTURA EM BONITO camila coelho blog9

UMA AVENTURA EM BONITO camila coelho blog9

Em Bonito é obrigatório fazer pelo menos uma flutuação de rio. Uma das mais interessantes e fáceis é a da Nascente Azul. Na entrada você recebe todo o material que vai necessitar. O percurso é rápido – 400 metros – com visibilidade surpreendente e centenas de peixes à sua volta. Muito legal. Outra flutuação concorridíssima é a do Rio da Prata. Essa é mais distante um pouco, em Jardim, a 50 quilômetros de Bonito. Na verdade você combina uma flutuação de 2 quilômetros com uma caminhada pela mata de mais 2 quilômetros. Foi aí que vi um jacaré durante a flutuação. Ui! Mas ele nem me olhou. Deve ter me achado muito indigesta com aquela roupa de borracha. Ainda bem!

Vá ao Buraco das Araras que dista 56 quilômetros de Bonito. Vale o passeio com certeza. Uma depressão de 100 metros de profundidade com paredões vermelhos repletos de fendas e vegetação, com um lago esverdeado no fundo, onde as araras fazem seus ninhos. Você faz uma caminhada de mais ou menos um quilômetros para observar as araras numa tremenda algazarra, voando para lá e para cá em bandos, soltas na natureza. É emocionante!

Citei aqui apenas alguns dos passeios possíveis (Abismo Anhumas, Boca da Onça, Gruta Azul, Gruta de São Miguel, Estância Mimosa, Nascente Azul, Rio da Prata e Buraco das Araras). São muitos. Dá para passar um mês circulando e você não vai conseguir conhecer tudo. Topa essa aventura?

Um beijo é até a próxima terça.

Claudia Liechavicius





[star] [pula] [ow] [ohhhh] [oh] [mix] [make] [loveyou] [love] [love2] [lip] [legal] [kiss] [heart] [fiufiu] [domo] [dance] [cool] [clap] [cake] [bravo] [bow] [batom] [bad] [angel] [ahh] [^_^] [^^] [] [S2] [:S] [:(] [!]

gravatar Anne Alves
1
30 de agosto de 2017 às 5:44 pm

Lugar maravilhoso!!! Há anos tenho vontade de conhecer, pelos comentários, reportagens, relatos… Depois desse então, rs….
Gosto muito dos posts da Claudia! Escreve muito bem!!!

[Reply]

Gravatar

Claudia Liechavicius Respondeu:

@Anne Alves, Anne, esse é um dos lugares de maior beleza natural do Brasil. Vá quando puder e você vai se apaixonar. É lindo! Beijo e obrigada pelo comentário.

[Reply]

gravatar Luzia
2
30 de agosto de 2017 às 9:05 pm

Nossa por um momento pensei que a Camila tivesse vindo aqui no meu Estado e eu não tinha ficado sabendo 🤦🏼‍♀️

[Reply]

Gravatar

Claudia Liechavicius Respondeu:

@Luzia, rsrs

[Reply]

gravatar Tania Silva
3
30 de agosto de 2017 às 10:33 pm

Oi,Claudia!
Que lindo. Eu sempre ouvi que bonito é um lugar maravilhoso. Lindo mesmo. Essa piscina azul realmente deve ser maravilhosa pessoalmente. Esse azul é incrível, exuberante e encantador. Com certeza a viagem dos sinhos.Beijos.

[Reply]

Gravatar

Claudia Liechavicius Respondeu:

@Tania Silva, Tania,
Bonito é bonito mesmo. rsrsrs Eu via as fotos e ficava doida para conhecer. Pois te digo que é ainda mais incrível pessoalmente. Que lugar! E a estrutura é muito bem organizada. Fiquei bem impressionada. Beijo

[Reply]

gravatar Raquel Maciel
4
31 de agosto de 2017 às 9:08 am

Uau, que lugar maravilhoso muito lindo. Amo viajar e quando tem a ver com natureza e que fica tudo mais lindo, quero conhecer esse lugar.

[Reply]

Gravatar

Claudia Liechavicius Respondeu:

@Raquel Maciel, Se você curte natureza precisa incluir Bonito na sua lista. É um dos lugares mais interessantes do Brasil. Bj

[Reply]

5
31 de agosto de 2017 às 11:15 am

Uau!!! Que paraíso, e é aqui no Brasil. Temos tantos lugares lindos!!!

[Reply]

Gravatar

Claudia Liechavicius Respondeu:

@Socorro Bezerra, Verdade. O Brasil é lindo!

[Reply]

6
1 de setembro de 2017 às 12:59 pm

Você poderia ter colocado mais fotos para idealizarmos por exemplo, como é o rio que você cita.

[Reply]

Gravatar

Claudia Liechavicius Respondeu:

@sonia, Sônia, A foto de abertura e a segunda do corpo do texto são dos rios onde se faz flutuação. :)) Beijo

[Reply]

7
3 de setembro de 2017 às 1:33 am

Lugar maravilhoso. Quero muito ir pra lá. Bjs

[Reply]

Gravatar

Claudia Liechavicius Respondeu:

@Elisa Araújo, É muito legal para quem curte aventura!!! Bj

[Reply]


@Camilacoelho no instagram
© Copyright 2015 Camilacoelho.com - Todos os direitos reservados. | Design EvelynRegly.com e programação chloédigital