Olá pessoal! Novo ano chegando de mansinho e nos dando a chance de escrever novas histórias. Que tal escolher o tom azul-Curaçao para começar a colorir 2019? Azul remete a calma, tranquilidade, suavidade, elegância e tantos outros sentimentos bons. Pois é exatamente essa cor que contorna a maravilhosa ilha de Curaçao, em suas mais de trinta praias de sonho, de água cristalina, que chegam a parecer piscina.

Curaçao é uma das ilhas ABC juntamente com Aruba e Bonaire, colonizadas pelos Países Baixos e próximas da costa da Venezuela, numa faixa do Caribe que fica fora da rota dos furacões, ou seja, é legal para ser visitada durante o ano todo, pois a temperatura fica constantemente ao redor de 28 graus. Olha que paraíso!

Para completar, o centrinho histórico, chamado de Punda, figura na lista de patrimônios mundiais da UNESCO. É colorido e cheio de casinhas em estilo holandês onde hoje funcionam restaurantes, cafés e lojas. Ele data de 1634 e iniciou ao redor do Forte Amsterdã, com a chegada dos holandeses na ilha. O bairro de Punda juntamente com Otrabanda formam a capital de Curaçao, Willemstad. Entre esses dois bairros tem uma baía conectada por uma ponte super inusitada. A Ponte Queen Emma é flutuante e abre e fecha mais de 30 vezes ao dia para permitir a entrada de grandes embarcações. Um charme!

Percorri a ilha de leste à oeste e vou dar as dicas todas pra vocês. Tudo acontece do lado sul da ilha. O norte é rochoso, com mar batido e o destaque fica por conta do Parque Nacional Sete Bokas onde há trilhas e cavernas. Já, o sul é cheio de praias azul-turquesa tipo lagoa. Minhas favoritas foram as de Westpunt, o lado oeste, a 40 minutos do centro histórico. Meu deus!!! Difícil dizer qual a mais bonita. Mas, vamos nessa sequência: Grote Knip (de babar com o azul), Playa Jeremi (enseada muito pequena e sempre vazia), Kleine Knip (a preferida da criançada local), Playa Forti (de uma cor divina, cercada de penhascos) e Playa Lagun (o nome já diz tudo, uma verdadeira lagoa cheia de barquinhos de pescadores). Todas imperdíveis. Se quiser ver flamingos passe pela Salina Saint Marie. E para um super pôr do sol vá a Kokomo Beach.

A parte leste da ilha é onde rola o agito. As praias de Mambo Beach e Jan Thiel são cheias de beach clubs, bares descolados e restaurantes pé na areia, como o Zest Mediterranean e o Zanzibar. Ali desfila uma galera bonita e de astral descontraído.

Quer saber meus hotéis favoritos? O super exclusivo Baoase e o contemporâneo Papagayo Beach Club.

Curaçao é um bom destino para encher seu 2019 de azul. E desde dezembro a Divi Divi Airlines inaugurou um voo direto São Paulo – Curaçao para facilitar a vida. Desejo um ano recheado de boas surpresas para todos vocês.

Beijos

Claudia Liechavicius