O que é Celulite?

A celulite, cientificamente chamada de fibro edema gelóide, é um distúrbio estético que acontece quase que exclusivamente as mulheres, sendo muito comum nos dias de hoje. Infelizmente, a celulite ainda não tem cura, mas existem diversas formas de tratamento, que podem melhorar significativamente o aspecto da “casca de laranja”.

Causas da Celulite

A celulite é multifatorial, isto é, possui diversas causas, dentre elas pode-se citar:

A celulite subdivide-se em 4 graus diferentes, onde o 1º só é perceptível ao toque e o 4º além da aparência flácida e a presença de furinhos, há dor envolvida.

 photo celulite_zps914f6f3f.jpg

Tratamento para Celulite

Para eliminar a celulite recomenda-se ter uma alimentação adequada, sem doces, gorduras, com pouco sal, sem refrigerantes e fast food, por exemplo. Alimentando-se com frutas, legumes, verduras e cereais. Prefira água ao invés dos refrigerantes: água em abundância aumenta a eficácia da microcirculação, facilita as trocas
entre as células e, por isso, previne o acúmulo de toxinas, uma das causas da
inflamação provocada pela celulite. A água hidrata os tecidos, purifica a pele,
realizando a drenagem natural dos tecidos.

Além disso é preciso exercitar-se! Não é à toa que a malhação é considerada uma arma poderosa na luta contra a celulite: a prática de esportes ajuda a queimar as reservas de gordura e ainda melhora o sistema circulatório, ambos diretamente ligados ao surgimento dos furinhos. Por isso, mexer o corpo é um dos passos para exterminar a celulite e, para esse fim, vale investir na atividade aeróbica, como caminhar, pedalar ou dançar. Mas não deixe de lado a ginástica localizada. A musculação ajuda a eliminar gorduras localizadas e a aumentar a massa muscular. Com a musculação, você define os músculos, deixando o seu corpo mais bonito e delineado.

Para complementar recomenda-se o uso de cremes anti-celulite, massagens, drenagem linfática e até mesmo as sessões de carboxiterapia, cavitação, radiofrequência e outros tratamentos estéticos. Eles auxiliam no controle e na prevenção. São considerados coadjuvantes no tratamento. Mas é importante destacar que este pode ser um tratamento dispendioso e deve ser praticado como estilo de vida, pois se a mulher conseguir livrar-se da celulite e deixar de ter uma alimentação correta e voltar ao sedentarismo, a celulite poderá retornar.

 photo glutes_zps0c3c6945.jpg

É muito importante ter o acompanhamento de um professor para dividir adequadamente o seu programa de atividades. O planejamento alimentar também é fundamental. Se você fizer exercícios, mas comer indisciplinadamente será difícil alcançar os seus objetivos. Tratamentos estéticos só devem ser feitos sob orientação médica.

Previna a celulite com a alimentação balanceada e a atividade física. Esta é, sem dúvida, a fórmula mais fácil e saudável.

Beijinhos & Bom Treino [love]
Foto de Assinatura do SV