Recebo inúmeros emails com perguntas sobre a quinoa e maneiras de adicioná-la em nossa alimentação. Por isso o post de hoje é explicativo e com uma receitinha básica de quinoa!

A quinoa é um dos alimentos mais completos que existem. Não contém glúten e pode substituir o trigo na produção de farinha e o arroz na alimentação. Devido ao seu altíssimo valor nutricional,  foi qualificada como o melhor alimento de origem vegetal para consumo humano, pela Academia de Ciências dos Estados Unidos, e selecionada pela Nasa para integrar a dieta dos astronautas, por seu extraordinário valor nutritivo. É rica em fibras, vitaminas, minerais, destacando o ferro, potássio, magnésio e zinco e a alta fonte de proteínas, 23% em 100g.

A molécula de proteína é formada a partir dos aminoácidos; são cerca de 200 presentes na natureza, porém nosso organismo só consegue metabolizar 21 aminoácidos. Entre estes há 8 que são chamados de essenciais, isto é, não são sintetizados pelo organismo e devem ser fornecidos através da alimentação. Os outros 13 são sintetizados no organismo e chamados de não-essenciais. E a quinoa é muita rica em lisina e metionina (aminoácidos essenciais). Outro nutriente que se destaca na composição da quinoa é seu alto valor de fibras, que auxilia no bom funcionamento intestinal, ajuda a baixar o colesterol e a controlar a glicemia.
quinoa4

A quinoa é encontrada na forma de farinha, flocos e grãos e todas são isentas de glúten, ou seja, ela pode ser consumida por pessoas que apresentam intolerância ao glúten (doença celíaca). Pode ser usada em substituição à farinha de trigo e derivados (pão, macarrão, biscoitos). Cada 100 gramas de quinoa contêm 15 gramas de proteínas, 68 g de carboidratos, 9,5 mg de ferro, 286 mg de fósforo, 112 mg de cálcio, 5 g de fibras e 335 kcal. A composição pode variar um pouco, em razão da diversidade de sementes.
quinoa6

Receita: Tabule Saudável de Quinoa (Salada Árabe)
quinoa3

Ingredientes:

Photobucket

Modo de Fazer:

Combine a água e quinoa em uma panela, deixe em fogo alto até ferver. Abaixe o fogo, coloque a tampa e mexa a cada 5 minutos durante 20 minutos. Retire do fogo, adicione aos poucos o tomate e todos os ingredientes sempre misturando bem cada ingrediente adicionado. Cubra e deixe à temperatura ambiente ou na geladeira por uma hora.

[heart] Espero que tenham gostado e que consigam adicionar a Quinoa na sua alimentação diária! [love2]

Beijinhos & Bom Treino [love]

Foto de Assinatura do SV