4 de abril de 2017

#DicasDeViagem: CUBA ACENA PARA O FUTURO

Olá pessoal!

Acabei de voltar de Cuba. Um lugar cheio de cores, de praias lindas e que dança conforme sua própria música há mais de meio século. Essa foi minha segunda experiência no país. A primeira foi a pouco mais de 20 anos. Na época vi uma Cuba fechada, pacata, muito sofrida, com pouco movimento pelas ruas. Um país praticamente sem turistas. Agora as mudanças são evidentes. O futuro já começa a acenar e a “Era Fidel” vai aos poucos ficando para trás. Só para relembrar, Fidel Castro implementou o comunismo em Cuba, em 1959, depois do país ter vivido um período de ditadura. Desde então, as pessoas foram tolhidas de sua liberdade de expressão e perderam a autonomia para ir e vir. Há pouco Obama resolveu refazer as alianças entre as nações, Fidel Castro faleceu e uma nova Cuba vai se revelando aos poucos.

Meu roteiro no país incluiu Havana, Cienfuegos, Trinidad, Cayo Coco, Cayo Guillermo e Santa Clara. Vou contar hoje para vocês como foi minha semana em Havana, a capital do país. Cheguei de Copa Airlines num voo com escala no Panamá. No total são 9 horas de voo, a partir do Brasil. O Aeroporto Internacional José Martí é bem confuso. Minha primeira dica é: “mala de mão”. Isso agiliza a chegada. Na saída do saguão do aeroporto vá direto até uma “cadeca”, ou seja, casa de câmbio, para trocar euros pela moeda local. Aliás, dinheiro é uma questão bem complicada no país, pois são usadas duas moedas. Uma para os cubanos (pesos cubanos ou cup) e outra para os turistas (pesos convertidos ou cuc). E você vai precisar ter cucs para pagar o táxi. (Um cuc corresponde a 25 cups.) Dá para optar entre um táxi comum amarelo ou um carro antigo, daqueles que são a marca registrada de Cuba.

Havana foi fundada em 1489 como colônia espanhola. Foi descoberta pouco antes do Brasil. Essa herança domina a arquitetura da cidade, apesar do péssimo estado de conservação. Um dos lugares que mais revela o modo de vida da cidade é o Malecón, uma avenida de sete quilômetros à beira-mar onde as pessoas se reúnem para bater papo, namorar, pescar, dançar, fumar charuto, beber rum, ver o pôr do sol. Mas, não tem praia.

Dali ande sem pressa pelo centro antigo de Havana declarado como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. Visite a belíssima Praça da Catedral, a Praça de Armas, a Praça Velha. Aproveite para fazer uma parada na Bodeguita del Medio para tomar um mojito e cair no embalo do delicioso ritmo cubano chamado de “son”, uma mistura de salsa, rumba e cha cha cha que não deixa ninguém parado.

Entre nas lojinhas da Calle O Bispo, visite o hotel Ambos Mundos onde o escritor Hemingway morou, vá ao Capitólio, ao Museu da Revolução, ao Museu Nacional de Belas Artes, e claro, converse com as pessoas, elas são a parte mais interessante da viagem. No final da tarde, nas praças muita gente se reúne com Cartões de wifi na mão tentando uma conexão. Eles são comprados por 2 cucs e dão direito a uma hora de wifi. É engraçado e aos mesmo tempo desesperador. Mandar um e-mail de Cuba é tarefa árdua e cara!

Uma boa indicação de restaurante é o El Carbon. Meu favorito na cidade. O prato a ser pedido é o “cerdo ahogado”, afinal porco é a carne mais consumida no país. Para ficar hospedado com muito conforto indico o Gran Hotel Manzana Kempinski, disparado o melhor da cidade. O hotel ocupa uma mansão histórica que já foi usada como escola e hospital. É uma arraso. Sinal de novos tempos.

Na semana que vem vou contar para vocês sobre as incríveis ilhas de Cayo Coco e Cayo Guillermo, ao norte de Cuba, onde o azul turquesa caribenho fala bem alto.

Desejo uma semana de muito amor para vocês e até a próxima terça. Deixem seus comentários abaixo.

Beijos

Claudia Liechavicius

[star] [pula] [ow] [ohhhh] [oh] [mix] [make] [loveyou] [love] [love2] [lip] [legal] [kiss] [heart] [fiufiu] [domo] [dance] [cool] [clap] [cake] [bravo] [bow] [batom] [bad] [angel] [ahh] [^_^] [^^] [] [S2] [:S] [:(] [!]

gravatar Tânia Silva
4 de abril de 2017 às 3:28 pm

Oi, Cláudia!
Cuba realmente parece ser maravilhosa, cores fortes gente alegre. Anciosa para ver as fotos das praias. Adorei sua foto com o charuto e o copo de run(a bebida é run,não é?), ficou maravilhosa. É verdade que os charutos cubanos são os melhores? Um beijo.

Claudia Liechavicius Respondeu:

@Tânia Silva, Oi Tania, Semana que vem conto sobre as praias que visitei em Cayo Coco e Cayo Guillermo. Essa foto com o charuto e o rum foi tirada no restaurante El Carbon. Essa amiga, Myreia, me levou para conhecer o restaurante e amei. No copo tem rum (mas não bebo nada, rsrsrs) e na minha mão tem um charuto (mas, nunca fumei na vida). Eu estava apenas brincando com minha amiga. Me diverti muito em Cuba. Nada como ter amigos pelo mundo. Se os charutos são os melhores eu não sei dizer, pois não fumo. Rs Beijos

gravatar DIANA
4 de abril de 2017 às 4:14 pm

Oi Cláudia. Cuba é um dos destinos de sonho que sempre tive a foi a minha mãe que passou essa vontade. Eu vivo em Portugal e antes de eu nascer o meu país também viveuem ditadura com Salazar. Hoje já não existe mais mas ainda há muitos testemunhos da vida sem liberdade de expressão. Assim como Cuba também temos um estilo de música típica do nosso país. Enfim muita coisa em comum. Só fiquei um pouco triste de saber que Havana não tem praia. Mas mesmo assim sonho ver as pessoas a dançar essas músicas tão lindas assim como os carros que são mesmo muito bonitos apesar de serem antigos. Quero muito passear por aí. Ahahah um beijo e até para a semana

Claudia Liechavicius Respondeu:

@DIANA, Diana, distante do centro até tem praias, mas não são boas e não se vê ninguém nas praias. Nas ilhas, sim. Tem praias lindas, daquele azul caribenho maravilhoso. Beijo

4 de abril de 2017 às 4:54 pm

Boa tarde meninas, criei um blog passem la para dar uma olhadinha!!! https://bellacharaba.wordpress.com/

4 de abril de 2017 às 7:17 pm

Olá, Adorei o teu post. Cuba é um dos lugares que desejo muito ir, pela cultura em si, as cores fortes, musica cubana, a paisagem, os carros típicos, etc. Gostei muito deste bocadinho que nos mostraste aqui, fiquei inspirada pela riqueza das fotos. Espero muito um dia poder ver isso com os meus próprios olhos. Beijinhos.

@Isabel C, Isabel,
Desejo que você consiga visitar Cuba em breve. Vale muito a pena fazer essa viagem. Boa sorte.

4 de abril de 2017 às 8:08 pm

4 de abril de 2017 às 9:24 pm

What a beautiful post. It was very useful. Hope to visit Cuba one day! But today I invite you to visit Seville’s Fair: Feria de Abril of Sevilla in Spain because it is really soon. You can read here my tips for this international full-of-colour party: https://mygreenhunter.com/2017/04/03/consejos-de-moda-flamenca-para-la-feria-de-sevilla-2017/

You are invited! Hope to see you here :)

gravatar Denise
5 de abril de 2017 às 7:49 am

Olá Cláudia!!!
Parabéns e obrigada por nos mostrar mais essa riqueza cultural! Adorei e é impressionante como fica nítido as mudanças sofridas pelo país no rosto das pessoas que vivem nele. Thank you for everything! XoXo

5 de abril de 2017 às 12:16 pm

Vou para lá em Junho. Estou ansiosa :)

gravatar Franci Pacheco
5 de abril de 2017 às 7:39 pm

que lugar lindo, adorei

@Camilacoelho no instagram
© Copyright 2015 Camilacoelho.com - Todos os direitos reservados. | Design EvelynRegly.com e programação chloédigital